Alexandre e as campanhas políticas
Estamos nos aproximando do dia em que votaremos, no primeiro turno, em nossos candidatos a prefeito e vereador, contexto apropriado para falarmos um pouco de Alexandre Queiroz e sua carreira política.
A preocupação com o desenvolvimento da comunidade e com o progresso da região em que vivia levou Alexandre a candidatar-se a vereador, pelo Partido Social Democrático – PSD, nas eleições de 1958. Eleito, obteve êxito também nas eleições posteriores – 1962 e 1966, esta última pelo partido Arena –, tendo exercido portanto três mandatos seguidos, até 31 de janeiro de 1970, numa época em que vereadores não tinham remuneração, saliente-se!
Alexandre também foi candidato a deputado estadual pelo PMDB em 1982, não se elegendo, evento que marcou bastante a sua vida, como se pode ler com detalhes no livro Memórias de Alexandre Queiroz.
Sobre as campanhas políticas, nosso tema hoje, chama a atenção na imagem em destaque a simplicidade dos santinhos, esses impressos na forma de cartão de visita, em preto e branco, contendo o básico, mas um deles mostrando ainda alguma utilidade ao conter o calendário dos meses do ano ainda por vir!
De outra parte, temos um cartaz da candidatura de Alexandre Queiroz a deputado estadual que contém no verso verdadeiro currículo seu, organizado por assunto, e cuja leitura mostra os feitos de Alexandre na vida pessoal e profissional, munindo o eleitor de informações bastante precisas para que pudesse fazer sua escolha. Hoje veremos quatro dos oito tópicos, ficando os restantes para nosso post da semana que vem.
DOUTOR QUEIROZ E A POLÍTICA
Bastam poucas palavras para identificar a atuação política do Dr. Queiroz no decorrer dos anos: honestidade, inteligência, capacidade, trabalho, dinamismo, desprendimento pessoal. Essas qualidades foram sendo reconhecidas pela comunidade, em três mandatos de vereador (dois pelo ex-PSD e um pela ex-Arena), como líder da sua bancada e ex-Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, como ex-Presidente do Diretório do PSD de Joaçaba e 2° Vice-Presidente do Partido Popular em Santa Catarina. Foi o Dr. Queiroz, juntamente com o Deputado João Cândido Linhares, o organizador dos diretórios municipais do Partido Popular em Joaçaba, Herval d’Oeste, Erval Velho, Capinzal, Ouro, Jaborá, Presidente Castelo Branco, Catanduvas, Irani, Ibicaré, Treze Tílias, Tangara, Salto Veloso e Água Doce.
No momento, o Dr. Queiroz é membro efetivo do Diretório Estadual do PMDB e suplente da Comissão Executiva.
DOUTOR QUEIROZ E A CULTURA
O Doutor Queiroz não é um poeta. Mas é um grande admirador e cultor da poesia e da literatura e da cultura catarinenses. Membro do Conselho Consultivo da “Casa dos Poetas Catarinenses”, setor de Joaçaba e Herval d’Oeste, é também sócio fundador e conselheiro fiscal da Sociedade Cultural Musical de Cruzeiro e Herval, hoje SCAJHO, e sócio fundador da Sociedade Catarinense de Sociologia.
Sob sua coordenação realizaram-se vários cursos de aperfeiçoamento sociocultural, como o curso de extensão universitária “Sociologia e Realidade Catarinense”, o primeiro realizado em Joaçaba e no Oeste do Estado; Curso de Sociologia do Desenvolvimento, ministrado pelo Doutor e Padre Pedro Calderon Beltrão; Cursos de Atualização em Língua Portuguesa para professores do 2° Grau, realizados em Joaçaba e Concórdia; Círculo de Conferências da ADESG (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra).
O Doutor Queiroz tem sempre dado sua contribuição à causa da cultura em toda a região do Vale do Rio do Peixe e Oeste de Santa Catarina.
DOUTOR QUEIROZ E A REGIÃO
Muito já fez o Dr. Queiroz por Joaçaba e pela Região. Como advogado, professor, “leão”, desportista, político, sesiano e jornalista, o Doutor Queiroz fez de Joaçaba seu lar, do Vale do Rio do peixe seu rincão e de Santa Catarina sua terra prometida.
É dele, por exemplo, a autoria do projeto de lei que criou o Município de Irani, hoje próspero e florescente, e do que criou o Distrito de Vargem Bonita, no Município de Catanduvas, de cujo distrito é o Patrono. Dele também é a autoria do cognome “Flor do Vale”, dado ao Município de Capinzal, do projeto de lei fazendo doação à Banda de Papuam, hoje Treze Tílias; e da emenda legislativa que mandou constar no emblema oficial de Joaçaba a Constelação de Cruzeiro do Sul, símbolo da nossa fé e em homenagem à tradição histórica do Município, que já se chamou “Cruzeiro do Sul”. Por pretender fazer mais ainda e por acreditar que o progresso da Região depende de seus líderes, é que está se candidato a deputado estadual pelo PMDB.
DOUTOR QUEIROZ E A FAMÍLIA
Filho do engenheiro civil Enéas Vasconcelos de Queiroz e Ritta Lobão Muniz de Queiroz, o Doutor Queiroz descende de uma família com raízes profundas na terra brasileira, entre cujos membros mais ilustres figuram o General Inocêncio de Galvão Queiroz (Pacificador do Rio Grande) e o presidente (governador) do Paraná, Zacarias de Goes e Vasconcelos. Casado com a professora Dulce Fernandes de Queiroz, natural de Tubarão, é pai de sete filhos: Perpétua, professora licenciada em Letras; Antônio Diomário, Dr. em Economia de Desenvolvimento e professor universitário; Enéas Jeremias, Engenheiro Químico e Administrador de Empresas; Luiz Lafaiete, Engenheiro Eletricista e Empresário; Luiz Fernando, advogado e jornalista; Maria Tereza, professora e técnica em Assuntos Culturais; Luiz Paulo, médico. O Dr. Queiroz e a Dona Dulce têm 18 (adoráveis) netos.
⃰⃰ ⃰ ⃰
Como neta, não entendi o “adoráveis” entre parênteses! 😉
P.S.: Hoje somos 20 netos.
Write a Reply or Comment