Blumenau na década de 1930
Em 1931, Enéas Vasconcelos de Queiroz mudou-se com Bembém, sua segunda esposa, e alguns dos seus filhos – entre eles Alexandre e Maricota, esta à época com dois anos – do Norte do país para Blumenau. Não temos registros precisos, mas certamente o engenheiro Enéas foi para o Vale do Itajaí para trabalhar na Estrada de Ferro Santa Catarina, a qual, embora inaugurada em 1909 (com o trecho Blumenau – Warnow/Indaial), passou por prolongamentos até o ano de 1964, quando então ligava as cidades de Itajaí a São João. Consta que foi a primeira e única estrada de ferro construída com capital e tecnologia alemã – as demais tinham tecnologia inglesa.
A família morou na cidade apenas dois anos, mas os registros fotográficos que temos já nos contam um pouco da história da cidade.
Na foto em destaque, acima, a casa alemã em que os Queiroz moraram.
Na foto abaixo, Enéas, Bembém e Maricota num dos principais meios de locomoção da época!
Nesta (abaixo), lê-se no verso: “Fotografia da Vila de Harmônia, em Blumenau, Santa Catarina, tirada por Fritz Ellinger”. Segundo dados do IBGE, o distrito de Harmônia foi criado e anexado a Blumenau em 1912. Em 1934, é tranferido para o município de Dalbérgia, hoje incorporado à cidade de Ibirama (à época Blumenau abrangia os municípios de Indaial, Ascurra e Gaspar, entre outros, o que explica que Harmônia, distante 85 km do centro de Blumenau, pertencesse a este município).
Para finalizar, encontramos este vídeo com fotos incríveis da Estrada de Ferro de Santa Catarina, desativada em 1971. Vale a pena ver!
Comments