Fotos, viagens, registros históricos
É incrível a quantidade de fotos, hoje parte de nosso acervo, que Alexandre recebia de seus irmãos!
Neste post, fotos que ele recebeu de seu irmão mais velho, Manoel, nos anos de 1931 e 1932, quando Alexandre morava com o pai em Blumenau.
Na foto em destaque, tirada em janeiro de 1930 mas enviada ao irmão em dezembro de 1931, Manoel está a bordo do navio “Pedro I” em viagem a Belém do Pará, certamente indo visitar seu pai e irmãos, que moravam à época no norte do país por conta do trabalho do pai na ferrovia Madeira-Mamoré como Engenheiro-chefe da 1ª Fiscalização Federal das Estradas. A foto foi tirada quando o navio estava em Natal, no Rio Grande do Norte.
É desta mesma parada do navio a foto abaixo, agora da cidade, tão sossegada para uma capital de estado:
Em 1932, Manoel era estudante de direito do primeiro ano da Faculdade da Bahia e, ao passar por Valença, cidade natal sua e de seus irmãos, tirou uma foto e mandou a Alexandre cumprimentando-o pelo aniversário:
Lê-se no verso:
“Xande,
Envio-lhe um apertado abraço de parabéns pelo dia 7.
Esta fotografia tirei este ano em Valença, é o Paço Municipal depois de reconstituído. Escrevo do Correio Geral. Um abraço pois do irmão amigo,
Manoel
Bahia, 5- IV-32”
O prédio do Paço Municipal foi um palacete construído em 1849 pelo Capitão Mor Bernardino de Sena Madureira para residência de sua família. Em 1860, D. Pedro II e a imperatriz Teresa Cristina ficaram nele hospedados.
Em 1878, o imóvel foi adquirido pela Câmara dos Vereadores e passou no ano seguinte a ser sede desta.
O edifício histórico passou por reformas em 1879, 1913, 1931 (à qual Manoel se refere) e em 1975. Em 2013 houve um clamor popular para mais uma reforma, mas não conseguimos saber se ela foi feita.
Write a Reply or Comment