Thereza, a irmã de Xandoca
Thereza da Conceição Muniz de Queiroz, irmã de Alexandre, nasceu em Cachoeira, Bahia, no dia 25 de fevereiro de 1927. Filha caçula do primeiro casamento de Enéas – com Ritta –, perdeu a mãe quando tinha somente um ano de idade, tendo sido então criada pela irmã de sua mãe, Alzira, chamada por todos de Zizi.
Apesar da pouca convivência quando crianças, os irmãos Alexandre e Thereza eram bastante ligados. Ouvia-se dizer que Thereza era a preferida de Xandoca!
No verão de 1946-47, Thereza passou dois meses em Laguna, e foi aí que conheceu seu futuro marido. Quidinha e Manoel, seu irmão mais velho, é que apresentaram Arno Duarte, irmão de Quidinha, a ela. Dizem que a primeira impressão não foi das melhores – achou-o “metido a carioca”! Mas como nem sempre “a primeira impressão é a que fica”, tornaram-se noivos em meados de 1948.
Casaram-se no dia 19 de junho de 1949. Moraram primeiramente em Orleans, depois por anos em Araranguá, ambas em Santa Catarina, e mais tarde mudaram-se para Curitiba, onde a maior parte de sua família mora hoje. Tiveram cinco filhos: Ana Maria (nascida em Tubarão, 13/5/1950), Maria Thereza (Orleans, 20/3/1952), Arno (Araranguá, 23/8/1954), Ricardo (Araranguá, 31/8/1957) e Ana Lúcia (Araranguá, 31/1/1961).
No verso da foto em destaque, mandada por Thereza à cunhada Dulce provavelmente antes de 1950 (não há data), lê-se:
“Para Dulce. Não saiu bonita esta fotografia? Foi tirada no rio em que costumamos tomar banho. É fundo, dando para nadar bem. Vamos: Arno, Dr. Belizário, a Senhora dele e Eu.
Thereza”
Thereza faleceu em Curitiba no dia 3 de abril de 2001, aos 74 anos de idade. O capítulo sobre ela no livro Memórias de Alexandre Queiroz revela, em meio ao despertar de muitas emoções, uma pessoa alegre, que sabia aproveitar a vida e valorizava cada momento.
P.S.: Se você, parente querido, sabe que rio é esse ou onde foi tirada esta fotografia, por favor deixe um comentário! 🙂
Comments