Verão, sol e mar
Na Bahia (onde nasceu Alexandre Queiroz) ou em Santa Catarina (onde passou grande parte de sua vida), as praias têm destaque! Emolduradas por coqueirais ou por verdes montanhas, especialmente no verão as praias ficam apinhadas de gente – turistas e moradores locais.
No post de hoje, o pessoal pegando praia décadas atrás; homens, mulheres e crianças. Embora se observem as diferenças no traje de banho ou na calmaria da praia se compararmos aos dias de hoje, pela expressão facial dos seus frequentadores pode-se dizer que praia sempre foi símbolo de relax, de descanso, de dar um tempo do dia a dia atribulado. Chama a atenção também as mulheres de vestido na praia – convenção ou vontade própria? – enquanto os homens estão muito à vontade nos seus curiosos calções de banho.
Na foto em destaque, Alexandre (o primeiro da esquerda para a direita) com os amigos no dia 2 de fevereiro de 1938 na praia de Mar Grosso, em Laguna/SC, onde morava seu pai e, portanto, onde ele vinha passar as férias, já que à época Alexandre estudava Direito em Salvador/BA.
Na foto acima, tirada na Bahia em agosto de 1950, Yvonne, irmã de Alexandre, aos 30 anos, com as crianças Beatriz, Antonio, Leda, Sonia, Benedito e Rita, a primeira e a última filhas de Yvonne, os demais sobrinhos dela.
Nesta foto, Thereza, irmã de Alexandre, que lhe mandou a foto “como prova de amizade”, mas sem data (provavelmente década de 1940, já que ela nasceu em 1927) ou local (provavelmente Bahia, onde morou até 1949).
Comments